Café e Saúde

Café Contra o Mau-Humor

O café possui os ácidos clorogênicos, que após a torra, formam substancias que atuam no humos, alterando as endorfinas do cérebro.
As quino-lactonas são formadas quando os grãos de café são torrados. E ainda influenciam no humor, aumentando a sensação gostosa de bem-estar, o que é muito importante. Afinal, isso ajuda a evitar a depressão, que pode levar ao suicídio ou ao alcoolismo e ás doenças do fígado provocadas por ele, como a cirrose. O hábito de tomar café auxilia a evitar tudo isso, mas ainda faz mais pela saúde.

Café e os Antioxidantes, Contra os Radicais Livres

Nosso corpo usa oxigênio para aproveitar a energia contida nos alimentos. Entretanto, além da energia, as células produzem alguns inimigos da saúde – os chamados radicais livres. Sua presença está ligada ao câncer, ao envelhecimento e às doenças cardiovasculares, isto é, às do coração, das artérias e das veias do corpo. A boa notícia é que o café possui substâncias que combatem os radicais livres, os chamados “polifenóis”.

Uma Pausa Para o Café

O café recarrega as energias. Por isso, tomar café todos os dias diminui a incidência de apatia e depressão. A depressão, que já é chamada de
mal do século, atinge 20 em cada 100 trabalhadores (executivos incluídos) de empresas do mundo. Isso diminui a produtividade e causa
prejuízos que superam mais de 80 bilhões de dólares anuais, apenas nos
Estados Unidos. Por isso, o hábito do cafezinho no trabalho,
do coffee break, o intervaloem reuniões, é um jeito eficiente e
bem agradável de combater o problema

Fonte: Abic